Publicidade

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Influências

Muitas pessoas me perguntam o que me inspira, o que me chama atenção na música e na arte hoje em dia, e achei oportuno falar sobre isso hoje pois, depois de muito tempo, descobri onde está passando um show do qual gosto muitíssimo: "Later with Jools Holland" (HBO) e posso dizer com segurança que esse é o melhor programa de música da atualidade.
Para quem não conhece, Jools Holland é um exímio pianista, e em seu show ele cede espaço tanto para artistas consagrados como para artistas novos e pequenos (é claro que os artistas pequenos são somente da Inglaterra, mas de qualquer forma a galera que aparece lá é por que é boa).
Nesse programa que eu assisti, todas as bandas foram ótimas, mas as apresentações que gostaria de destacar aqui são a da banda "The Magic Numbers", que esteve no Brasil recentemente e fazem um estilo "The Mammas and the Pappas" da atualidade (não por sua música, mas por sua formação). Outra apresentação interessante foi a dos argentinos do "Gotan Project", que também estiveram de passagem por aqui. Conhecia estes "hermanos" de ouvir os amigos falarem, fazia uma idéia do som mas não tinha o interesse de ouvir, mas essa apresentação me surpreendeu bastante. Vale a pena conferir.
Outro som novo que me surpreendeu foi o da banda "Razorlight". É mais uma dessas bandas "indies" britanicas, com seus cortes de cabelo esquisitos, trejeitos estranhos e roupas mais ainda (aliás, um deles parecia o "Rufos o lenhador" da corrida maluca, só que EMO), mas o som deles muito me agradou.
E finalmente mas não menos importante, tinha um senhor com uma banda grande tocando músicas do seu novo álbum. Fazia cerca de 28 anos que ele não lançava um disco. Jools Holland estava se referindo ao senhor como "Yusuf Islam", mas a voz desse cantor não me era estranha.
Eis que vou procurar no google e encontro no Wikipedia: "Yusuf Islam, anteriormente conhecido pelo nome artístico de Cat Stevens (Londres, 21 de Julho de 1948) é um cantor e compositor britânico."

POOOOOOOOOOOOOOATZ MEU! CAT STEVENS Isso mesmo! O cara que cantava "Do you wanna dance?", "Wild World". Desacreditei meu. Pena que ele disse que não tem interesse (por enquanto) em fazer shows.

Bom, essas são minhas influências hoje. Gosto de procurar coisas novas e diferentes constantemente, e apesar de ter bandas com as quais me identifico mais com o som que outras, não gosto de levar como influência nenhuma banda por um longo período de tempo. É preciso sempre renovar os ouvidos e estar atento a novas tendências para ser a referência no Brasil e não ser a cópia, por que querendo ou não, a música lá fora, assim como a moda, muda constantemente, e isso afeta a música aqui no Brasil com um considerável "delay".

Mas uma coisa é certa, assistam o programa do Jools Holland que é muito bom!

Quem tiver influências para me mandar, já agradeço de antemão.

Amor e Paz pra todos!

Nenhum comentário: