Publicidade

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Faça alguma coisa!

Dia do meio ambiente. Temos algo pra celebrar? Só se for o descaso e o egoísmo do ser humano em relação ao lugar onde ele próprio vive. Hoje vi num programa de tv que a quantidade de mata da Amazonia que foi desmatada somente esse ano é equivalente ao município do Rio de Janeiro. Enquanto isso nosso presidente só fica chorando que todo mundo dá palpite nos assuntos relacionados ao meio ambiente mas fazer alguma coisa que é bom, ele mesmo não tá fazendo nada.
Mas nós podemos fazer algumas coisas pra amenizar nossa própria imprudência, como por exemplo não jogar pilhas, baterias e lixo eletrônico no lixo comum. Além desses materiais demorarem muuuuuito tempo pra se decompor, eles liberam substâncias nocivas ao homem e ao meio ambiente, podendo contaminar o solo, entre outras coisas.

Outro exemplo simples é parar de usar sacos plásticos de lojas e supermercados. Um saco plástico demora de 30 a 40 anos para se decompor, além de esgotar nossos recursos já escassos de petróleo à toa. Podemos usar sacolas de pano para guardar nossas compras de supermercado e afins. Há um tempo atrás essas sacolas viraram ebre da moda e acabou-se esquecendo do objetivo principal de seu uso.
Outra coisa importante é conscientizar as crianças. Hoje tava no ibira e descobri que a Estrela em parceria com a Braskem o Banco Imobiliário Sustentável, uma alternativa bacana de diversão com conscientização das crianças. Não achei nenhuma imagem pra colocar aqui, mas assim que eles lançarem o jogo, que será em julho, eu abordo esse assunto de novo.
Bom, recado dado. Tenham consciência e consideração com o lugar que você vive. Quem tiver mais dicas de como preservar o meio ambiente comenta aqui.

Um comentário:

Giu N Bellio disse...

É uma pena a humanidade ainda não ter se conscientizado sobre a importância da reciclagem de lixo.
Eu atualmente trabalho na Walt Disney World, e aqui eles não fazem reciclagem de lixo.
É revoltante saber que uma empresa deste porte gasta milhares de dolares em embalgens carissimas e não faça nehum programa em prol da natureza.
A única coisa que me conforta um pouco é saber que aqui nos EUA as pessoas ainda tem um pouco de educação e não jogam lixo no chão e nas ruas.